quinta-feira, 22 de janeiro de 2009


clique nas imagens para ampliá-las

COMUNIDADE PHA NO ORKUT - DEBATE SOBRE EDUCAÇÃO

Este é o Link da PHA:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=47478217

Jorge
Educação: O que fazer?

Desde criança ouço dizer que para termos um país melhor, deve-se melhorar a educação.
Os políticos, de todos os partidos, sempre usaram isso de forma demagógica em suas campanhas.

Um dos mais grosseiros exemplos de uso demagógico do tema apresento abaixo:
Em 23 de setembro de 2006, o então candidato ao governo do estado, Sérgio Cabral Filho, mandou para casa dos profissionais da educação, uma carta se comprometendo resolver a maioria dos problemas que a categoria e seu sindicato, denunciam há muito tempo e nada é resolvido.
A carta tem como abertura a reprodução de um cartaz da campanha com uma foto do sorridente candidato que afirma o seguinte: “Como candidato a Governador do Estado, elegi como prioridade no meu governo a educação,...”
Logo abaixo, com a maior cara de pau, o candidato lista sete pontos da histórica pauta de reivindicações da categoria e assume o compromisso de resolvê-los.
Cabral encerra o texto dizendo: “Conto com seu voto para Governador. O meu compromisso é o de fazer da educação do Estado do Rio de Janeiro um modelo para todo o país".
Proponho esse tópico com a esperança de que o mesmo seja levado a sério e que postem neste, propostas que contribuam com a reflexão e o debate que o tema exige.
Vamos mostrar aos políticos que nós membros dessa comunidade não perdemos tempo só com picuinhas políticas, com abobrinhas e que temos condição e interesse de tratar de coisas sérias.


Zenaide

Gente.... Independente de governos, ou partidarismos, nosso problema com a educação é histórico.........quanto aos programas governamentais implantados como o bolsa-escola, por exemplo, e progressão continuada.....enfim, esses projetos na realidade, não são reformas necessárias à educação e sim uma forma de maquiar realmente a situação, pois esses programas apenas aumentam o numeros de alunos nas instiuições e diminuem as reprovações....portanto, sem mexer na sua base, na sua estrutura. O que eu pergunto ....é: Qual a qualidade dessa educação ? O que estamos ensinando ? Existe um incentivo, um estímulo, um preparo desses profissionais da área ? Reclamamos do Governo, reclamamos do salário, reclamamos da família, do aluno, do sistema........Mas é nós......nós estamos fazendo nossa parte ? A Educação ao meu ver, é um problema que envolve a todos, toda a sociedade, portanto, cada um tem que fazer o seu papel da melhor maneira possivel como educadores, e como cidadãos, pais e alunos. Conscientizando, a partir do momento em que as pessoas tiverem consciencia de seus direitos e que desenvolverem mais seu senso crítico, creio que as coisas começarão a melhorar, e pode ter certeza que essa mudança não virá DE CIMA PARA BAIXO, pois para as autoridades, quanto mais ignorante a população for, mais manipulável será............pois analfabetos FUNCIONAIS, é o que mais gera lucro, afinal, representa mão-de-obra barata e abundante. Essa é a mentalidade dos dirigentes brasileiros desde nossa Colonização.

Claudeci

Achei muito interessante trazer o tópico de volta, pois todos apontam a educação como uma das possíveis soluções para os nossos problemas políticos e sociais, mas poucos se interessam em saber quais são realmente nossos problemas e nossos avanços em matéria de educação.

O tópico sugere busca de soluções, entretanto penso que para se encontrar soluções precisamos discutir a quem cabe a responsabilidade de melhorar a educação.
Pensando nisso elegi 5 responsáveis: o poder público, os profissionais da área, a sociedade, a família e o aluno.

Vou tentar descrever as responsabilidade de cada um em forma de interrogações a fim de instigar respostas e mais questionamentos.

Beto Mafra

Que tal ler o Milton Santos? Uma das teses dele é que a revolução virá da base para o topo.

Assistam ao filme do Sílvio Tendler, "Encontro com Milton Santos"(2006).

É pelo caminho da união das indignações individuais que poderemos chegar a mudar alguma coisa.
E a citação do Paulo Freire foi fantástica.

Parabéns pelo tópico e pelo debate.